Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

É amanhã!

IMPORTANTE E URGENTE: Defesa por uma política cultural transparente em Santa Catarina.

MOBILIZAÇÃO PARA 27 DE ABRIL, ENTRE 12h e 14h, EM JOINVILLE.
(leiam tudo e confirmem sua presença e disponibilidade em resposta a este)

O movimento pela defesa da política cultural de Santa Catarina está ganhando força e se organizou até agora em duas ações diferentes. A primeira delas foi a entrega do ofício aos órgãos gestores das políticas públicas de Santa Catarina no dia 23 de abril. Este mesmo documento foi entregue para o Governo, para a Sol, para a FCC e para a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. Segue anexo pdf do ofício que foi entregue na segunda feira em Florianópollis, para o Governador.  A FECATE, entendendo que estas reivindicações são anseios de todos os grupos de teatro e associações catarinenses filiados, assinou o ofício em conjunto.

De Joinville, assinam também o documento a Ajote, Anacã, a Amuj, a ACINEJ (contato efetuado por Luciano Cavichiolli, conselheiro estadual que reside em Joinville e esteve presente na articulação do Forum Catarina de Cultura).

Para a ação de amanhã, 27 de abril, já estão mobilizados os agentes culturais Gabriel Chati (conselheiro de Formação no CMPC-Jlle), Jura Arruda (contatando os escritores joinvilenses da Confraria), Luciano Cavichiolli (para Ajote e Acinej), Maycon dos Santos (Anacã), Caroline Lisa (Ajote) e Cristõvão Petry (produtor cultural).

O ofício da FCC foi entregue na ação coletiva com a presença de muitos artistas catarinenses no CIC, às 15h de segunda-feira. O Conselho Estadual de Cultura compareceu com a presidente Mary Garcia e com os seis conselheiros que assinam o oficio junto às entidades. Na ocasião, o presidente da FCC Joceli de Souza, que estava na sede da FCC no CIC, se negou a comparecer pessoalmente para receber o ofício. O movimento decidiu coletivamente ir até o gabinete do Joceli, que saiu da FCC e não apareceu.

Artistas reunidos já mobilizados, ocuparam o CIC e estão lá até amanhã (www.ocupa-cic.blogspot.com.br) . Reunidos em assembléia, o OCUPA-CIC propõe ação mobilizadora nos municípios catarinenses no dia 27 de abril, para defesa das reivindicações feitas pelos artistas catarinentes para com a política cultural de nosso estado.

Para Joinville a proposta nesta sexta-feira 27 de abril, é:
1) mobilizar o maior numero possível de artistas, gestores culturais e sociedade civil para uma ação coletiva, amanhã, 27 de abril, das 12h às 14h. Quem puder doar 2 horas de seu tempo nesta sexta-feira, será bem vindo e quem não puder, pedimos que se informe quanto ao movimento em prol da estruturação da política cultural catarinense e seja uma voz constante em defesa de, principalmente: abertura á participação da sociedade civil na construção da política cultural catarinense, estabelecimento de agenda com compromissos para estruturação do SEC-SC incluindo o Conselho Estadual de Cultura, maior transparencia e respeito às instancias participativas. Queremos ser ouvidos e nossa voz precisa ganhar coro.
O movimento tem como objetivo pedir ao governo maior agilidade no desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura, que deve estar alinhado às políticas federais de implementação do Sistema Nacional de Cultura. Vale dizer que Joinville tem seu processo bastante avançado (Sistema, Conselho, Fundo, Plano, Metas do Plano...), mas seu fortalecimento e ações futuras também dependem da estruturação do Sistema em SC.

2) amanhã a partir das 12h na sala 8 do Alfredo Salfer, reunir agentes culturais e sociedade para uma reunião.  O objetivo desta reunião é expor a situação estadual e com este atraso todo do Sistema Estadual de Cultura está emperrando o nosso próprio desenvolvimento. Expor aberta e claramente as reivindicações do Fórum Catarina de Cultura. A Sala 8 já está reservada e aberta ao movimento. É sede de nossa Fundação, que está com o trabalho de estruturação do sistema bastante avançado.

3) A partir das 13h30 ação de entrega do ofíco (anexo) para a SDR Joinville, às 13h30 de amanhã (27/04/2012), com assinatura física do maior número possível de entidades, artistas e gestores joinvilenses. Podemos ir em número de quantos agentes for possível.

O importante agora é mobilizar e agir em defesa de nossos direitos e interesses. Pedimos a compreensão de todos de que este movimento aconteceu rapidamente e precisamos fortalecê-lo.

Por favor, divulguem os canais de discussão que estão na rede:
http://www.ocupa-cic.blogspot.com.br/#!http://ocupa-cic.blogspot.com/p/o-que-e-o-ocupa-cic.html
http://www.facebook.com/ForumCatarinaDeCultura

Estamos a disposição pelo telefone, se puderem, nos liguem!

Caroline (vivo): 91445323
Gabriel Chati: (tim) 99797116 e (vivo) 92098124
Jura Arruda: (claro) 47 84066260
Cristóvão: (oi) 96035584 e (tim) 99908766
Luciano Cavichiolli: (vivo) 91381388
Maycon dos Santos: (vivo) 91508804

Abraços a todos! REPLIQUEM ESTE EMAIL! DIVULGUEM!

Carta do Fórum Catarina