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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Udo Döhler e a cultura do rolo compressor

Em entrevista exclusiva ao AN de 06/12/2012 o empresário Udo Döhler demonstrou seu autoritarismo e “desconhecimento” de uma série de dispositivos legais antes mesmo de assumir o comando do município. Entre várias declarações acintosas, o senhor Udo diz da sua disposição em fundir as Fundações Turística (FTJ) e a Cultural (FCJ) do município em prol da “reforma de gestão” e enxugamento da máquina pública. Não poderia ser mais infeliz em defender tal estratégia e, a título de esclarecimento à população, faz-se necessário apontar a gravidade e ilicitude do que se sugere. Primeiro podemos citar os dispositivos legais em contrário: leis ordinárias nº 6.705 de 2010, que institui o Sistema Municipal de Cultura, e nº 7258 de 2012, que institui o Plano Municipal de Cultura. As referidas leis reiteram a disposição do município em aderir ao Sistema Nacional de Cultura (promulgado pela Emenda Constitucional nº 71 de 2012) e, para seu efetivo funcionamento, pressupõem a manutenção de órgão específico para a gestão da área cultural. Registre-se que o atual prefeito Carlito Merss, ainda em 2011 durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, assinou acordo de Cooperação Federativa ratificando a adesão (Processo 01400.039344/2011-20).
A questão não se encerra por aqui, posto que leis devem refletir os anseios, necessidades e direitos da população, mas sozinhas não garantem isso. Nesse sentido, mesmo que o prefeito eleito demonstre seu ímpeto em atropelar marcos regulatórios construídos de maneira compartilhada entre o poder público e a sociedade civil, é bom deixar claro que caso essa postura se mantenha ele estará desrespeitando a decisão popular (mesmo antes de investido do poder para tal). É importante registrar que Joinville vêm construindo sua política pública de cultura há pelo menos 8 anos. Nesse período, uma série de conferências, fóruns e consultas públicas, serviram de instrumentos de diálogo e espaços de debate franco entre o poder instituído e a população. Mesmo considerando que a diversidade de agentes culturais (especialmente os civis), nessas ocasiões tenha sido limitada e aquém da real diversidade da população joinvilense, promoveu-se talvez de maneira pioneira na cidade, uma experiência democrática de fato. Isso não pode, nem será, negligenciado.

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